Mineração a seco reduz impactos ambientais

A Brazil Iron produz, atualmente, cerca de 50.000 toneladas por mês de minério de ferro. O método produtivo adotado na mina Mocó é a seco, ou seja, não há necessidade de uso da água para o processamento do minério extraído, o que dispensa a construção de barragens para rejeitos úmidos (sobras da mineração sem valor comercial junto com a água do beneficiamento). O minério de ferro é retirado da mina na sua forma bruta, britado e peneirado para sua classificação e retirada dos materiais finos (pó do minério de ferro).



Sem a utilização de água e a necessidade de reservatório de rejeitos, a mineração a seco reduz significativamente os impactos ambientais, oferecendo mais segurança à população circunvizinha e ao meio ambiente. Trata-se de uma forma de exploração mineral mais simples e segura para todos.


Preocupada com o meio ambiente e em atenção às exigências de licenciamento ambiental, a Brazil Iron tem revegetado as áreas de drenagem e taludes da sua mina, assim como toda área de sondagem, após a finalização de pesquisas. Em seu viveiro de mudas, a companhia tem produzido mudas de espécies nativas da Chapada Diamantina para revegetacão e recuperação de áreas degradadas em outras regiões e doado mudas para projetos sociais de acordo com seus programas socioambientais.

Posts recentes

Ver tudo